domingo, 20 de outubro de 2013

19 de outubro de 2013 (sábado)


           Hoje fui logo cedo para a Multiclin para me consultar para poder pegar a receita do maleato de enalapril para retirar o remédio grátis na farmácia popular. Como consegui consulta extra esperei por duas horas. Consultei-me com dra. Manuela e ela me concedeu a receita. Graças a Deus! Tomei o ônibus e fui numa loja de presentes para comprar uma lembrancinha para levar pro Rio de Janeiro. Almocei depois das 13 horas. Vim um pouquinho para o computador. Depois fui até o salão da Rita apanhar os produtos que eu havia encomendado e que já me arrependi! Saí de lá e fui procurar o apartamento de uma aluna que levou o meu guarda-chuva. Já faz uma semana que isso aconteceu. Telefonei para a casa dela e a avó pensava que ela estava vindo para a aula. E não. Disse mais: iria trazer o guarda-chuva no dia seguinte e não trouxe. E continua chovendo em Salvador. Não muito, mas chove. O endereço que a menina me deu não existe...

 

       Hoje está completando 30 meses que a minha mãe faleceu. Fui à missa das 19 horas em sufrágio de sua alma. A Igreja estava linda. A missa foi muito bonita.

 
          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Como fui parar na penitenciária:

 


                            COMO FUI PARAR NA PENITENCIÁRIA


 


Estava procurando transferência de colégio para eu dar aula. O Colégio Estadual Senhor do Bonfim já não dava para mim. Era muito longe de casa e também a diretora não me queria mais lá (outro dia eu conto esta história). Visitei alguns colégios, inclusive da periferia, mas não me encantei por nenhum. E o tempo passando...

 

Fui diversas vezes à Secretaria da Educação em busca de um colégio razoável, que não fosse tão pequeno e nem tão longe da minha casa. Nesse vai e vem, o funcionário que estava me atendendo foi falando, como se fosse para ele mesmo, tem o colégio k, x, y... e a escola da Penitenciária... Eu o interrompi e perguntei você falou p-e-n-i-t-e-n-c-i-á-r-i-a?

 

“É ... mas lá não serve pra você”. Aí ele me desafiou. “Não serve por QUE?” A partir daí ele me enumerou um rosário de coisas ruins. “Primeiro: é longe; segundo: o ambiente é perigoso; terceiro: você vai trabalhar com gente da pior espécie, quarto... e por aí vai”. “E lá não tem nada de bom?”  “Eles pagam 50% a mais e outros benefícios!” Foi a gota d’água.

 

Com a carta na mão lá fui eu para a Penitenciária. Achei longe, muito longe. No portão principal um bocado de gente mal-encarada (com o tempo vi que era tudo gente boa) me indicou onde ficava a escola. Andei por um corredor de asfalto velho entre árvores (se cuidadas até que eram bonitas) por uns 10 o 12 minutos intermináveis. Mais adiante mais agentes, até que cheguei lá.

 

A diretora me atendeu com um sorriso enorme e um abraço. “Agora, graças a Deus vamos ter uma professora de matemática. Sabe, ninguém quer vir pra cá. Os professores parece que têm medo. Vamos já para a Secretaria fazer sua transferência para a escola da Penitenciária”. Depois de tudo, quando cheguei a casa e contei – toda alegre – a façanha, minha filha não gostou.

 

Mãe o que você vai fazer numa penitenciária em contato com presos? Você pirou de vez? Lá não entro. Nunca vou lá. E se tiver uma rebelião? Ao invés de você procurar se envolver com pessoas de bem, você vai se envolver com marginais? Mais ou menos nesse tom e com essas palavras ela demonstrou sua insatisfação. E a ladainha foi grande. Qualquer pessoa que eu comentava da minha decisão perguntava logo: “e lá não é perigoso?”

 

Passei 6 anos lá. Tinha um aluno muito simpático, sorridente que havia matado a própria mãe. Era um ex-vereador de Alagoinhas. Tinha outro que havia matado umas 6 ou 7 pessoas, inclusive uma criancinha. Havia  pedófilos, latrocidas, ladrões, estelionatários, traficantes e muitos outros delitos cometidos por eles, mas todos se diziam inocentes ou mataram por legítima defesa.

          

            A frase do dia: “O negro é discriminado no Brasil socialmente, çpor ser mais pobre, e pela cor da pele. Temos um passivo social em relação ao racismo que se reflete na violência” (CERQUEIRA, Daniel, diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA) APUD Jornal A Tarde, de 18 de outubro de 2013. Pág. A-3).

 

19 de outubro de 1901, Santos Dumont convocou jurados do Aeroclube de Paris para testemunhar a volta do seu dirigível no. 6 em torno da Torre Eiffel e arrematar o prêmio Deutsch. Em 19 de outubro de 1968, Brasil, Argentina e Paraguai assinaram acordo tripartite para recursos hidráulicos no trecho do Rio Paraná desde as Sete Quedas até a foz do Rio da Prata. Em 19 de outubro 1913, nasceu o diplomata, poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes. Em 19 de outubro 1922, nasceu o teatrólogo e novelista brasileiro Dias Gomes. Em 19 de outubro de 1887, morreu o pintor português da época romântica José Rodrigues. Em 19 de outubro de 1931, morreu a escultora francesa Camille Claudel. Hoje é comemorado o Dia da Inovação.

 

             Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 19 de outubro de 2013, sábado: “Imobiliário – Obras na orla atraem investimentos e valorizam propriedades”. A prefeitura anunciou uma série de obras de requalificação na orla de Salvador. A medida valoriza imóveis e atrai novos investimentos.

 

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 19 de outubro de 2013, sábado: “Teixeira de Freitas – Falso médico diplomado na Bolívia é preso no sul da Bahia”. Diplomado na Bolívia, Antônio Cleiton Braga Leite não tem o Revalida e usava carimbo de um profissional de Salvador.

 

Li no Jornal A Tarde, de 19 de outubro de 2013, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “IPTU – Cadastramento de 150 mil imóveis será compulsório”. A prefeitura de Salvador decidiu cadastrar compulsoriamente os q150 mil imóveis e terrenos, que não se inscreveram n o banco de dados da Secretaria Municipal da Fazenda para cobrança do IPTU.

 

Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, sábado: “Mercado – Governo vai aliviar tributo Da Petrobras no exterior”. Benefício faz parte de medida que muda cobrança sobre lucro de múltis. Pré-sal aumentará ganhos, pois estatal pagará a subsidiárias de fora aluguel pelos equipamentos usados.

 

Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, sábado: “Mercado – Maior incêndio do porto de Santos eleva preço do açúcar”. Fogo em seis armazéns atingiu 180 mil toneladas do produto. O maior incêndio já registrado no porto de Santos, no litoral paulista, atingiu ontem de manhã todos os seis armazéns da Copersucar, principal exportadora de açúcar do país, interferindo nos preços do produto no mercado mundial.

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

 

            Até amanhã meus fiéis seguidores!

          

            

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário