terça-feira, 22 de outubro de 2013

21 de outubro de 2013 (2a. feira)


           2a. feira, logo bem cedo, fui à Clivan, dr. Ivan Urbano, para fazer a limpeza de minhas lentes quando da cirurgia de catarata. Estranhei que o trânsito estava leve, livre poucos carros, fluindo muito bem. Aí fiquei sabendo que era o Dia do Comerciário. Realmente, o comércio estava fechado. Bancos, escolas e repartições públicas funcionaram normalmente. Pois bem, o  médico fez o tratamento que levou uns 15 minutos. Um pouquinho desconfortável. Ele me avisou que eu enxergaria embaçado e que, depois de 15 minutos, minha visão voltaria ao normal. Fiquei praticamente cega e a visão só ficou normal depois de 2 horas. Comecei a enxergar melhor que antes. Depois fui à farmácia apanhar o Maleato de Enalapril. Cheguei a casa por volta das 14 horas. Almocei e fui direto para o computador.

          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica A Fuga:


                                                         A FUGA


A Penitenciária é um verdadeiro barril de pólvora. Para quem chega lá vê pessoas silenciosas, uns andando pra lá, pra cá. Outros de cócoras, pensativos. Outros encostados à parede, com um pé sobre esta. Outros sentados no chão. Outros jogando dominó ou dama. Outros jogando bola. Há um momento em que a maioria se movimenta. É a hora da “rampa”. Esta hora da rampa é o momento em que é servido o café da manhã, o lanche, o almoço ou o jantar.

 

Esta impressão de tranquilidade é apenas aparente. Basta um achar que o companheiro é traidor, ou que está olhando diferente ou que não obedece as ordens do “chefe”, para ser justiçado. E eles são duros, cruéis. Não sei onde eles acham tanto pedaço de madeira. E as surras são violentas, de sair sangue, do elemento desmaiar ou até morrer. Isto quando não há rebelião.

 

Estava eu atravessando a porta principal do pavilhão cognominado de Módulo IV (hoje desativado). Aquela porta era passagem obrigatória da escola. Ali estavam, na Recepção, agentes, alguns presos conversando com advogados... e eu! Passei e os cumprimentei como fazia sempre, parecia tudo normal. Os presos estavam sem algemas conversando com seus respectivos advogados.

 

E eis que, não mais que de repentemente, passa um preso em um carreirão, numa carreira obstinada, deixando todos boquiabertos e seu advogado perplexo. Eu, que naquele momento entreabria a porta para passar – veja que sandice a minha! – tentei barrar o preso... Ele me afastou bruscamente com a mão esquerda. Foi apenas um ato intuitivo. Quem sou eu para afastar um homem que estava ensandecido, que fugia de uma penitenciária?

   

Ele só foi recuperado três ou quatro horas depois. Pela Portaria Central era impossível ele passar. Ele correu para o fundo que tem um muro de três ou quatro metros de altura. Não conseguiu passar. Foi capturado e voltou para a cela, para o castigo. Estava sujo, todo rasgado, ensanguentado. Mais tarde ele disse que, quando se sentiu solto, sem pensar, largou o advogado e saiu correndo em busca da liberdade.

 

Uma coisa é certa. A única coisa que realmente um preso pensa é em liberdade!

 

            A frase do dia: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” (DARWIN, Charles, cientista inglês apud Jornal A Tarde, de 21 de outubro, 2ª. feira. Caderno 2. Pág. 2).

 

21 de outubro de 1879, Thomas Edison inventou a lâmpada elétricsa. Em 21 de outubro de 2004, a Polícia Federal prendeu o publicitário Duda Mendonça em uma rinha de galo no Rio de Janeiro, acusado de crime ambiental. Na época ele trabalhava como marqueteiro Luís Inácio Lula da Silva. Em 21 de  outubro 1940, nasceu o o rei do futebol Edson Arantes do Nascimento (Pelé). Em 21 de  outubro de 1963, nasceu a atriz brasileira Marisa Orth. Em 21 de  outubro de 1889, morreu o industrial e político brasileiro Visconde de Mauá. Em 21 de  outubro de 1984, morreu o diretor de cinema francês François Truffaut. Hoje é comemorado o Dia da Iluminação, Dia da Maçã (Apple Day), Dia do Contato Publicitário, Dia do Despachante Público, Dia do Ecumenismo, Dia Nacional da Alimentação na Escola.

 

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 21de outubro de 2013, 2a. feira: “Ensino Médio – Projeto leva videoaulas a escolas no campo”. São mais de 560 mil quilômetros de área, 417 municípios, 15 milhões de habitantes. Levar educação a todos os extremos  da Bahia é um grande desafio.

                Li no Jornal A Tarde, de 21de outubro de 2013, 2a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Consumo – Camelôs vendem alimentos vencidos de mercadinhos”. Produtos perecíveis de vários tipos e diferentes marcas estão à venda nos camelôs do centro de Salvador, expostos na calçada, sem nenhum tipo de refrigeração e com a data de validade ou adulterada. Nutricionistas alertam que esse tipo de consumo pode gerar problemas à saúde, como intoxicação, infecções intestinais e até botulismo.

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

 

            Li a Revista Muito, de 20 de outubro de 2013, que trouxe a seguinte manchete de capa: “Inconsciente Coletivo”. As ideias  de Carl Jung vivem um florescimento na Bahia com cursos lotados e mercado editorial aquecido.

 

            Até amanhã meus fiéis seguidores!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário