quinta-feira, 17 de outubro de 2013

16 de outubro de 2013 (4a. feira)


          Hoje fui à oftalmologista, dra. Alessandra. Ela fez um exame rápido e disse para eu marcar exame de laser para limpar por trás das lentes com dr. Ivan. Não sei o que é isso, mas marquei para o dia 21 de outubro, às 10h50, uma segunda feira. Perdi a tarde toda lá.  Chovia a cântaros. Foi pouca gente. Fui atendida logo, às 15h30. O problema foi a volta. Tenho que andar uns 15 minutos até chegar no ponto do ônibus. O ônibus até que não demorou chegar. Os poucos minutos que fiquei lá, cada carro que passava nos dava cada banho! Aquela água preta, imunda era jogada com vontade pra cima dos passageiros e não tínhamos saída. Atrás do ponto tem um morro, na frente é a pista e dos lados é o estreito passeio. Depois foi o engarrafamento. Cheguei a casa por volta das 18 horas e ainda dei aula. Ufa!

          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica A Fé:


                                               A FÉ

Segundo Eduardo Gianetti da Fonseca, a fé religiosa se compara com o amor e a amizade. Ter fé religiosa é como estar nas nuvens acreditando em Deus, Jesus ou santos. Há quem seja curado de uma doença grave tendo muita fé ou receba um notícia que queria tanto. Só tendo fé mesmo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Igreja Nossa Senhora da Penha de França, popularmente conhecida como Igreja da Penha é um tradicional santuário católico localizado no bairro da Penha, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 365 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos. É vista de vários pontos da cidade. “Anualmente o santuário realiza os festejos da padroeira, no mês de outubro, promovendo a celebração de missas de hora em hora aos domingos, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de grupos folclóricos, apresentação de corais e a festa na ladeira de subida ao santuário com as tradicionais barracas de comidas típicas, doces diversos e música ambiente”.

Eu nem me lembro direito porque, para que ou para quem eu fiz a promessa de subir os 365 degraus da Penha! Eu não tinha ideia da altura, do sacrifício que eu teria que fazer. Não conhecia a igreja. Minha tia Iracy tentou fazer eu mudar a promessa. Eu achava que poderia cumpri-la. E lá fui!

 

Qual não foi minha surpresa! Era alta. Gente, como é longa a escadaria. Cheguei a fraquejar. Mas fui assim mesmo. Tinha andado ajoelhada uns 15 ou 20 degraus e meus joelhos já doíam. Olhei pra cima e era degrau que não acabava mais. Tiveram momentos que eu andei de quatro, de lado e paradas. E a sede? Inenarrável!

 

Saí de lá com os joelhos sangrando. Se eu soubesse – aliás, sabia – mas não dei o peso real ao que me dizia as pessoas. Até para subir a pé – de pé, andando – já é sacrifício. Só quem foi lá pode avaliar o que estou dizendo. Terminei o sacrifício depois de uma saga que durou umas três horas. Hoje em dia não acredito que fiz isso. Eu tenho uma leve lembrança, mas fiz isso pelo César. Eu acho que foi por ele sim.

 

Acho que ele nem sabe disso. Eu estava com 20 e poucos anos. Havia recentemente chegado de Campo Grande, em Mato Grosso (naquele tempo não existia Mato Grosso do Sul) e morava em Campo Grande (bairro da zona oeste do Rio de Janeiro). Tinha saúde e, principalmente, juventude. Deveria usar esses arroubos da juventude, essa energia toda para outras coisas. Não é mesmo?

                

            A frase do dia: “São teus, ó Primavera, estes milagres. Este alvoroço, este prazer, que agita, que arrebata, que leva os entes todos” (CASTILHO, Antônio Feliciano de, escritor português, apud Jornal A Tarde, de 16 de outubro de 2013. Caderno 2, Pág. 2).

 

16 de outubro de 1846, marco inicial da Anestesiologia com a anestesia baseada em éter. Em 16 de outubro de 1894, o bairro de Campo Grande, bairro do Rio de Janeiro, tem concessão autorizada pelo Conselhol Municipal para instalação de uma linha de bondes de tração animal. Em 16 de outubro 1854, nasceu o escritor irlandês Oskar Wilde. Em 16 de outubro 1929, nasceu a atriz brasileira Fernanda Montenegro. Em 16 de outubro 1793, morreu a arquiduquesa da Áustria, rainha da França Maria Antonieta. Em 16 de outubro de 1920, morreu o compositor clássico brasileiro Alberto Nepomuceno. Hoje é comemorado o Dia da Ciência e da Tecnologia, Dia de Santa Edwiges, Dia do Engenheiro de Alimentos,  Dia do Instrutor de Vôo, Dia do Médico Anestesista, Dia do Pão e Dia Mundial da Alimentação.

 

             Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 16 de outubro de 2013, 4a. feira: “Estudo – Bolsa Família reduziu a miséria em 28%, diz Ipea”. Um estudo divulgado ontem pelo Ipea estima que o Bolsa Família tenha reduzido a pobreza extrema brasileira em 28%, no ano passado. De acordo com o levantamento, o percentual de miseráveis, que era de miseráveis, que era de 3,6%, subiria para 4,9%.

 

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 16 de outubro de 2013, 4a. feira: “Dia do Professor – Após atos pela educação no Rio e SP, mascarados vandalizam nas ruas”. Mascarados voltaram a deixar rastro de destruição pelas ruas das maiores cidades do País, na noite de ontem. Após protestos pacíficos realizados no Rio e em São Paulo no Dia do Professor, integrantes do Black Bloc incendiaram agências bancárias, restaurantes e lojas e depredaram ônibus e até veículos da Polícia Militar.

 

Li no Jornal A Tarde, de 16 de outubro de 2013, 4a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Mobilidade Urbana – Dilma anuncia obras para Grande Salvador”. Presidente assina contrato do metrô e divulga pacote de intervenções viárias que inclui corredor exclusivo de ônibus e sistemsa de VLT.

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

          

            Li a Revista Isto É, de 16 de outubro de 2013, que trouxe como manchete de capa: “Eduardo Campos Exclusivo. Agora é a nossa vez”. O candidato do PSB à Presidência recebe Isto É para uma longa e franca conversa em que revela seus planos para o Brasil, a estratégia de campanha e como vai funcionar a aliança com Marina Silva. E mais. Quem são os homens de confiança de Campos e os bastidores da coligação do PSB com a Rede.

 

Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário