sábado, 26 de outubro de 2013

25 de outubro de 2013 (6a. feira)


            João Fernando foi para a escola às 6h20min. Todo dia é isso. Muito cedo. Levantei-me por volta das 7h50. Estava chovendo fraco e a temperatura abaixou bastante. Tomei o café da manhã e depois fui brincar com João Gabriel. Fui à pracinha que fica no Condomínio mesmo, em frente à casa dele. Voltamos. Fiquei no computador até a hora do almoço. À tarde brinquei mais um pouco com ele. À noite saímos todos: eu, João Gilberto, Fernanda, João Fernando e João Gabriel. Fomos comprar o jogo que João Fernando queria e um aviãozinho, bem baratinho que João Gabriel escolheu na banca de revistas. Depois fomos jantar no Bi Batata, restaurante que fica na Taquara (Jacarepaguá). Comemos como entrada pasteizinhos de queijo e de carne; prato principal rostie de batata com bacon/cebola e rostie de batata com camarão/catupiry, além de suco de abacaxi com hortelã (não estava bom: feito com água natural). 

          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica A Fuga (II):


         A FUGA (II)


Eu deveria ter uns 7/8 anos de idade e o César um ano mais jovem. Um dia quando voltávamos da escola planejamos fugir. Vínhamos matutando para onde. Conversávamos e fantasiávamos sobre como seria a fuga. Não havia motivo algum para aquela tresloucada decisão. O que havia era pura traquinice. Era pura aventura. Aquilo surgiu do nada. Acho que até foi da minha cabeça.

 

Com o bornal com a cartilha, o caderno, o lápis e a borracha pendurado em nossos corpinhos íamos  caminhando. Mamãe é que fazia os bornais para nós, de saco de estopa (bornal é um saco feito de pano ou couro usado a tiracolo). Caminhávamos sem eira nem beira, ao léu. Até que dobramos uma rua diferente da de nosso costume e andamos uns 100 metros. Paramos e começamos a matutar.

 

Aí caímos na real. Quem iria fazer comida para nós, nos dar banho (sim, mamãe ainda nos dava banho, porque tomávamos banho numa bacia ou tina, bastante desconfortáveis), que cama iríamos dormir? César muito pequeno ainda começou a ficar com medo. Até que falou: vamos voltar? Eu que já havia me arrependido da aventura, estava louca para voltar. Um homem de chapéu amassado e sujo e uma enxada na mão perguntou se estávamos perdidos.

 

Nunca comentamos isto com nossos pais. Tínhamos medo de levar uma surra, o que não era difícil de acontecer. Foi apenas uma ideia de duas crianças que andavam sozinhas. Sem ter nada de interessante para ver no retorno da escola ou fazer em suas andanças é que tivemos, num lapso de tempo aquela infeliz ideia, que foi abortada em seguida. Durou muito pouco essa fuga. O que havia na beirada do caminho eram algumas casinhas esparsas com ruas com gramado irregular e feio.

 

Não sei se o César se lembra disso, mas que marcou em mim, lá isso marcou. Tenho bem nítido em minha memória esse lance. Parece uma coisa bobinha – e é – mas ao analisar o fato, percebo que era um desejo de mudança, inserido em meu ser que eu não entendia ainda.  Esse desejo que eu sempre tive de mudar, crescer, transformar é que me persegue pela vida afora.

 

A frase do dia:A censura não é admissível em nenhum contexto. Quem lutou contra ela e sofreu deveria saber disso melhor que ninguém (PRETEROTO, Marina, Jundiaí, SP, apud Revista época, de 21 de outubro de 2013. Pág. 22).

25 de outubro de 1636, João Maurício de Nassau partiu de Texel em direção ao Brasil. Em 25 de outubro de 1993, os investigadores da Universidade George Washington, Estados Unidos, realizaram a primeira clonagem de embriões humanos. Em 25 de  outubro 1881, nasceu o pintor espanhol Picasso. Em 25 de  outubro de 1990, nasceu o ator e cantor brasileiro Fiuk. Em 25 de outubro de 1975, morreu o jornalista brasileiro Vladimir Herzog. Em 25 de  outubro de 2013, morreu o compositor, cantor, produtor musical, escritor e arquiteto brasileiro Paulinho Tapajós.

Uma boa notícia que deu no Jornal O Globo, de 25 de outubro de 2013, 6ª. feira: “Fim da Greve – Volta das aulas na rede estadual”. No Clube Municipal, na Tijuca, cerca de 300 professores da rede estadual seguiram as recomendações de dirigentes do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino) e aprovaram o fim da greve de mais de dois meses.

Uma notícia ruim que deu no jornal O Globo, de 25 de outubro de 2013, 6ª. feira: “Aliados Revoltados – EUA espionaram 35 líderes, diz jornal”. Segundo “The Guardian”, os EUA vigiaram telefonemas de 35 líderes. A chanceler alemã e o premier italiano disseram que a ação é inaceitável.

 

Li no Jornal O Globo, de 25 de outubro de 2013, 6ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Renegociação de Dívidas – TCU prevê risco para as contas públicas; governo reage ao FMI”. Tribunal alerta que alívio para estados e municípios abre precedente perigoso. Após críticas do Fundo, presidente diz que Brasil está comprometido com o pacto fiscal.

 

            Até amanhã meus fiéis seguidores!

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário