segunda-feira, 14 de outubro de 2013

13 de outubro de 2013 (domingo)


         Como não estou podendo fazer nem Academia nem Pilates, fui caminhar na orla. Caminhei quase uma hora, mas devagarinho, que estou meio fora de forma. Na volta tomei água de coco. Voltei e fui correndo para tomar banho e me arrumei para sair para almoçar. Fomos almoçar no Ki-Mukeka e, claro, pedimos uma moqueca dd camarão e, como entrada, casquinha de siri.

          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica O Morto :


O MORTO

            Para nós que frequentávamos a praia da Figueiredo Magalhães, em Copacabana, corria à boca pequena que na fábrica da Coca-Cola havia morrido um homem envolvido pelas máquinas. E falavam mais: a Coca-Cola estava com os restos mortais esmagados do empregado.

           

             Havia muitos banhistas que deixaram de tomar o refrigerante por conta da boataria. Passaram a tomar o mate gelado vendido nas praias cariocas. Outros não acreditavam que um  mero acidente fizesse a indústria fornecer a bebida adulterada.

 

              João Gilberto ficava por ali em volta brincando de qualquer coisa e fingindo que nem ouvia os comentários. Qual nada! Ele prestava atenção a cada palavra, até que perguntou se era verdade. Verdade? Sei lá! Não, não podia ser verdade. Não, não era.

 

             No dia seguinte, lá estávamos todos. Conversa daqui, conversa dali. Risadas. Comentários. Ora bebericávamos mate, ora Coca-Cola ou comíamos um biscoito de vento ou chupávamos um picolé. João Gilberto nada de querer a coca. Tudo bem, não quer. Não quer, então.

 

             Ele estava com sete anos. Chamou um coleguinha – Luís Cláudio, de igual idade – e ofereceu-lhe Coca-Cola. Ele não oferecia nunca. Estranhamos. “Bebe, bebe mais um pouquinho”. O menino já havia tomado quase meia garrafa.

           – Você está com a barriga doendo? Está com vontade de vomitar? Não, não estava. Foi aí que João Gilberto, sorrindo, tomou-lhe a garrafa de suas mãos e disse: “já sei, é tudo mentira! Passa essa coca pra cá. Não tem ninguém morto aí”.

                                         

            A frase do dia: “A frase do dia: “Quem já passou por essa vida e não viveu/Pode ser mais, mas sabe menos do que eu/Porque a vida só se dá pra quem se deu/Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu/Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não/Não há mal pior do que a descrença/Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão” (MORAES, Vinícius e Toquinho, diplomata, cantor e compositor brasileiro, apud Jornal A Tarde, de 13 de outubro de 2013. Caderno Especial 100 Anos – Vinicius – Pág. 6).

 

13 de outubro de 1884, determinado o meridiano de Greenwich como ponto de referência para determinação dos fusos horários. Em 13 de outubro de 1890, criação pelo Barão de Drummond do Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. Em 13 de outubro 1949, nasceu o músico brasileiro Raimundo Fagner. Em 13 de outubro 1960, nasceu o cantor e compositor brasileiro Nico Rezende. Em 13 de outubro 1968, morreu o poeta brasileiro Manuel Bandeira.  Em 13 de outubro de 1987, morreu o ator brasileiro Alfredo Mesquita. Hoje é comemorado o Dia da Vida, Dia do Fisioterapeuta, Dia do Terapeuta Ocupacional e Dia Mundial do Escritor.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 13 de outubro de 2013, domingo: “Seca – Sistema de distribuição de água irá beneficiar 27 mil pessoas”. A ordem de serviço para implantação de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, para uma população estimada em 27 mil pessoas, foi assinada ontem na cidade de Campo Alegre de Lourdes (a 282km de Salvador). O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner e com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 13 de outubro de 2013, domingo: “Interdição – Derba interdita acesso a Cachoeira”. Técnicos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) interditaram trecho da BR-420 que liga Cachoeira a Santo Amaro, no Recôncavo, depois da constatação do risco de desabamento de parte da pista causado pelas chuvas da última quinta-feira. O trecho interditado é a principal via de acesso da cidade histórica de Cachoeira para quem vem da capital. Até que as obras acabem o tráfico de veículos está sendo desviado na altura do Porto Lagoa Encantada no sentido Vila de Belém.

 

Li no Jornal A Tarde, de 13 de outubro de 2013, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Filhos – Adolescentes são 21% do total de mães na BA”. A incidência de mães com idades entre 10 e 19 anos na Bahia é de 21,37% e supera a média nacional (l9,31%). O extremo sul do Estado detém a maior proporção de casos, ficando o município de Aurelino Leal, com a média mais alta, de 40,5%. Segundo a Secretaria de Saúde, 40,3 mil adolescentes tiveram o primeiro filho, na Bahia, em 2012 .

Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, sábado: “Vaticano – Papa escolhe brasileiro para ser o no. 2 da Congregação para os Bispos”. O papa Francisco escolheu o Bispo brasileiro Ilson de Jesus Montanari, 54, para ser o secretário da Congregação para os Bispos – segundo cargo na hierarquia da comissão, abaixo apenas do prefeito, o cardeal canadense Marc Oueller.

 

Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, sábado: “Mundo – Maldição da Pele”. Ao menos 72 albinos foram mortos na Tanzânia nos últimos 6 anos. Há no país a crença de que rituais de bruxaria usando partes do corpo de pessoas com albinismo tragam sorte. Um cadáver de um albino chega a custar R$ 163 mil.

 

Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, sábado, como principal manchete de capa: “Cotidiano – Falta de cadastro nacional permite um RG por Estado”. Sem sistema unificado, é possível obter documento com outro nome; repórter da Fokha tira 9 registros.

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

 

            Li a Revista Muito, de  13 de outubro de 2013, domingo, que trouxe como manchete de capa: “Imperador português”. O filósofo Pedro Calafate lança obra completa de Antônio Vieira em 2014.

 

Até amanhã meus fiéis seguidores!

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário