sábado, 19 de outubro de 2013

18 de outubro de 2013 (6a. feira)


 

          Hoje me levantei relativamente cedo para quem foi se deitar depois de 1 hora da manhã. Acordei preguiçosa. Fui logo cedo ao Supermercado G. Barbosa e comprei: banana, manga, melão, pêssego, coxa e sobrecoxa de frango. Dei aula. Estudei. Li jornal e revista e ainda vi televisão. Estou bem.

          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica O Discurso:


                                      O DISCURSO

Quando eu era criança e, mais tarde, já adolescente, papai nos levava à feira. Tipo 2 ou 3 horas da manhã. Levávamos a mercadoria a ser vendida na carroça puxada por um cavalo. Eu achava bonito o meu avô José andar com uma carroça puxada por 2 cavalos. Quando eu era muito pequena não vendia: ficava por ali fazendo uma coisa ou outra, pegando caixotes vazios e os tirando do caminho. Coisas assim.

 

Como hoje, onde há aglomeração de pessoas, os políticos apareciam na feira. Entregavam panfletos, “santinhos”, conversavam com os supostos eleitores. Faziam pregações, defendiam os seus candidatos etc, etc... convidavam se alguém queria dar a sua opinião, fazer um discurso, dar o seu depoimento. Eu me lembro de Wilson Barbosa Martins e de Marcílio de Oliveira Lima. Eram sempre candidatos.

 

O palanque estava ali. O microfone também. Sem meu pai saber perguntei se eu poderia discursar. Claro que sim. Escrevi rapidamente numa folha de caderno o que eu iria falar. Mostrei para alguém – o organizador – e ele aprovou. Não me fiz de rogada. Subi, aos pulos, no palanque. Comecei a falar aquelas coisas etéreas, voláteis, que eu não sabia direito o que eram. Ao terminar, olhei para o meu pai e ele estava com um sorriso nos lábios.

 

Não precisava dizer mais nada.

              

          A frase do dia: “Enquanto se briga por um quarto de porco, perde-se um rebanho de carneiros” (Provérbio chinês, apud Jornal A Tarde, de 18 de outubro de 2013. Caderno 2, Pág. 2).

 

18 de outubro de 1966, Dom Lucas Moreira Neves toma posse na Academia Brasileira de Letras. Em 18 de outubro de 1968, John Lennon e Yoko Ono foram presos em Londres por porte de drogas. Em 18 de outubro 1836, nasceu o educador e militar brasileiro Benjamin Constant. Em 18 de outubro 1915, morreu o ator, cantor e compositor brasileiro Grande Otelo. Em 18 de outubro de 33, morreu a mãe de Calígula, Agripina. Em 18 de outubro de 1931, morreu o pai da da luz elétrica, inventor americano Thomas Edison. Hoje é comemorado o Dia das Comunicações e Eletrônica da Marinha, Dia do Estivador de Alimentos,  Dia do Médico, Dia do Pintor e Dia do Profissional de Informática.

             Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 18 de outubro de 2013, 6a. feira: “Aparelho – Secretaria da Saúde de Salvador é finalista em mostra nacional”. A Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) é uma das três finalistas na 13ª. Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, que acontece em Brasília desde o dia 15 e termina hoje.

 

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 18 de outubro de 2013, 6a. feira: “Brasil – Pesquisa revela que, de cada três assassinatos, dois são de negros”. O homem brasileiro negro perde 1,73 ano de expectativa de vida ao nascer – devido à violência – enquanto a perda do branco é de 0,71 ano. Além disso, a cor negra faz aumentar em cerca de oito pontos percentuais a probabilidade de a pessoa ser vítima de homicídio.

 

Li no Jornal A Tarde, de 18 de outubro de 2013, 6a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Prisão Preventiva – Médica suspeita de matar irmãos vai para a prisão”. Kátia Leal Pereira ficará, a princípio, na enfermaria do presídio. O advogado de defesa, Vivaldo Amaral, diz que família da oftalmologista foi destruída e pede respeito.

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

          

            Li a Revista TPM , de outubro de 2013, que trouxe como manchete de capa: “Mulher e Dinheiro”. A revista como um todo estáa muito boa. Desenvolve bem o tema, as reportagens e os artigos.

 

Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário