sábado, 5 de outubro de 2013

04 de outubro de 2013 (6a. feira)


Ainda não tinha voltado ao Restaurante Coco Bahía após o incêndio – 100% de perda. Ele voltou mais bonito, mais arrojado e... mais caro. Não comi quase nada – não jantei – porque havia acabado de lanchar, quando  minha filhsa e meu genro me convidaram e como estava com vontade de conhecer as novas instalações, aceitei o convite.

 

           Quanto ao caso da discriminação contra o idoso aliás, – contra  a idosa que sou eu – vou transcrever a reportagem publicada no site SRZD, que retrata fielmente o que aconteceu:

4/10/2013 09h24


Por ter 70 anos, cliente é impedida de comprar na Ricardo Eletro
Gustavo Ribeiro


O Dia do Idoso foi comemorado na última terça-feira, 1º de outubro, data que marca o nascimento do Estatuto do Idoso e criada para fazer a sociedade refletir sobre a garantia dos direitos daqueles que já fizeram muito pelo país. Um dia antes, porém, uma idosa foi vítima de discriminação em uma loja da rede Ricardo Eletro em um shopping de Salvador. A consumidora foi impedida de comprar um computador pelo fato de ter 70 anos e sentiu o fardo que se tornou envelhecer no Brasil.

A professora aposentada Nair Vieira de Rezende foi com a filha, Joana Rezende, de 28 anos, a uma loja da Ricardo Eletro localizada no Salvador Shopping na noite da última segunda-feira (30). O objetivo dela era adquirir um computador novo. O aparelho escolhido custava R$ 1.149 e a compra seria realizada à vista. Mas, para sua surpresa, o vendedor informou que o sistema da empresa não aceitava o registro de compra para maiores de 70 anos. A idosa só conseguiu levar o produto após apresentar os documentos da filha.

"Ao fornecer o CPF, apareceu na tela do computador o meu cadastro, mas o vendedor não pôde concluir a venda porque tenho 70 anos! Que discriminação! Só consegui comprar o computador em nome de minha filha. Continuo achando isso o absurdo dos absurdos! Ser idoso é pecado? Eu não pedi financiamento: eu estava pagando à vista", relatou a aposentada. "O gerente não estava na loja e o vendedor foi bastante solícito comigo. Ele ficou até chateado porque ia perder a venda".

Nair contou ao SRZD que ficou muito chateada e se sentiu humilhada com essa situação. Ela ainda não sabe se vai processar a empresa, mas expressou que gostaria, no mínimo, de uma retratação. "A Ricardo Eletro usa um programa de financeiras que bloqueia a venda financiada para  maiores de 70 anos. Só que eles não distinguem 'à vista' de 'a prazo'. Não entendo por que eles não corrigem para vendas à vista. Eu obtive desconto, sim. E é preconceito, sim. É desrespeito, sim. É humilhação, sim. É um absurdo, sim", desabafou.

"Esta é a segunda vez que passo por este constrangimento. Na primeira ocasião, eu estava com 69 anos e não pude vender meus terrenos sem antes pegar autorização dos meus filhos em cartório. Isto tem que acabar!", acrescentou.

Procurada pelo SRZD, a assessoria de comunicação da Ricardo Eletro alegou que a compra não pôde ser efetuada no CPF da cliente porque "poderia existir algum problema com o documento dela". A empresa afirmou ainda que "respeita e preza todos os seus clientes, independente da idade, raça, classe social, assegurando todos os direitos, previstos na Constituição e no Código de Defesa do Consumidor", contribuindo assim "com o exercício mais amplo e consciente da cidadania".

Prisão para quem discrimina idoso

Mesmo que houvesse algum problema com o documento da consumidora, ela não poderia ter sido impedida de efetuar uma compra à vista. Diz o artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que o fornecedor de produtos e serviços não pode "recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais". O mesmo artigo proíbe a recusa de atendimento às demandas dos consumidores se houver o produto desejado no estoque.

O capítulo II do Estatuto do Idoso, que trata dos crimes em espécie, determina pena de reclusão de 6 meses a 1 ano e multa para quem "discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade". Quem desdenha, humilha, menospreza ou discrimina um idoso por qualquer razão está sujeito à mesma penalidade.

Apesar da discriminação sofrida, dona Nair tem força de sobra para superar. Dessa vez, ela foi proibida de exercer seu pleno direito de cidadã, mas já se refez de problemas mais difíceis. Há mais de dez anos, a aposentada sofreu um acidente vascular cerebral, o que parece ter se tornado um motivo maior para não desistir da luta por suas realizações pessoais. Depois do incidente com a saúde, ela já fez uma graduação em Pedagogia, um curso de especialização, uma pós-graduação, e, aos 69 anos, apresentou sua tese de mestrado em Ciências da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Um exemplo para que nenhum outro idoso do mundo seja considerado incapaz.

           A frase do dia: Nunca é tarde para abrirmos mão dos nossos preconceitos”. (THOREAU, Henry).

 

           04 de outubro de 1836, Bento Gonçalves foi preso na Batalha do Fanfa, episódio da Guerra dos Farrapos. Em 04 de outubro de 1942, o cruzeiro foi instituído por Getúlio Vargas como a moeda oficial do Brasil. Em 04 de outubro 1960, nasceu o político brasileiro Antonio Palocci Filho.  Em 04 de outubro 1976, nasceu o cantor brasileiro de música sertaneja Leonardo Chaves. Em 04 de outubro 1947, morreu o físico alemão considerado o “pai da física quântica” Max Plank.  Em 04 de outubro de 1970, morreu a cantora americana Janis Joplin Hoje é comemorado o Dia da Paz e Reconciliaação – Moçambique (aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz, em 1992), Dia de São Francisco de Assis, Dia Mundial da Natureza, Dia Mundial dos Animais da Unificação da Alemanha

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 04 de outubro de 2013: “Itajuípe – ONG baiana que une capoeira e cursos ganha prêmio do UNICEF”. A Associação Cultural Capoeira Escola, de Itajuípe, foi uma das vencedoras da etapa regional do Itaú-Unicef. Agora disputará o prêmio nacional.

 

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 04 de outubro de 2013, 6a. feira: “Verão – Banhistas correm risco em praias sem ordenamento”. Por falta de ordenamento costeiro, como determina lei de 1988, banhistas são obrigados a dividir espaço das praias de Salvador comadores e motos aquáticas. O diretor municipal de esportes, Téo Senna, afirma que a prefeitura não tem condições de controlar as práticas esportivas.

 

Li no Jornal A Tarde, de 04 de outubro de 2013, 6ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Justiça – TSE rejeita partido de Marina Silva”. O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou, por 6 votos a 1, o pedido de registro da Rede Sustentabilidade, partido que seria criado pela ex-senadora Marina Silva. 

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

 

            Li a Revista Quem, de 1 de outubro de 2013, 3ª. feira, que trouxe a seguinte manchete na capa: “Quero muito engravidar”. Fernanda Machado faz sucesso em Amor à Vida, no papel da vilã Leila, a atriz fala da cirurgia porque passou recentemente e que a fez acelerar de ter um filho com o namorado americano. “Um ano sem Hebe”. A emoção do padre Marcelo Rossi e dos familiares da apresentadora na missa em sua homenagem.

 

Até amanhã meus fiéis seguidores!

                      

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário