domingo, 6 de outubro de 2013

05 de outubro de 2013 (sábado)


Estou me sentindo presa, porque hoje está fazendo uma semana que não saio sozinha, devido à minha tontura e minha filha não deixa eu sair sem o acompanhamento de alguém.

         

Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . A crônica Goiaba (I) foi escrita em 2010.


GOIABA (I)


Apareceu lá em casa um japonês interessado nas nossas goiabas. Tinha tanta goiaba que o chão ficava atapetado de vermelho. Não dávamos conta de dar aos porcos. Os porcos não eram criados soltos. Eram criados numa jaula acima do chão (uns 80cm, quiçá um metro), fechadas com tela de arame. Dizia-se que os seus chiqueiros eram mais limpos que nossa casa. Que maldade!

 

         Pois bem, esse japonês acertou com papai – por um bom preço, a entrega diária (ou 2 vezes por semana, não me lembro) de caixas de goiaba. Aquilo foi um “achado”. Então enchíamos as caixas, da seguinte forma: mais ou menos uns 20% de goiaba boa, grande, em condições de uso. No meio, mais ou menos, uns 70% de goiaba estragada, ruim mesmo. E cobrindo a caixa ia o restante com goiaba bonita, graúda.

 

         Eu reclamei com o meu pai e ele me mandou ficar quietinha, sem dar um pio senão ele me daria uma sova e eu veria o que era bom para tosse. E eu sabia que ele não estava para brincadeira. Mas na minha cabeça de menina de 8/10 anos aquilo estava errado. Muito errado. Naquele dia ele me mandou ficar abraçada no tronco da goiabeira para eu refletir melhor. Foi por pouco tempo, mas eu continuava ficando sem entender. Papai conversando com os amigos, dava gargalhadas do “japa”.

        


Até que um dia o japonês veio reclamar. Papai discutiu com ele, mandou algumas caixas com goiabas totalmente boas, mas depois voltou com aquela prática de goiaba boa misturada com goiaba podre ou amassada. Eu cria que não havia necessidade disso. Um dia o japonês recusou as goiabas e deixou de comprá-las de nós.


 


        A frase do dia: “Amo envelhecer, acho que estou ficando mais sábia. Não tenho a menor vontade de ter 25 anos de novo” (LANGORIA, Eva, atriz, em entrevista ao site Access Holywood apud Jornal A Tarde).

 

           05 de outubro de 1897, fim da Guerra de Canudos. Em 05 de outubro de 2001, reinauguração do Mercadão de Madureira, após ter sofrido incêndio. Em 05 de outubro 1930, nasceu o bispo brasileiro Dom Luciano Mendes.  Em 05 de outubro 1976, nasceu o ator brasileiro Tarcísio Meira. Em 05 de outubro 1918, morreu o jogador de tênis e pioneiro da aaviação francesa Roland Garros.  Em 05 de outubro de 2001, morreu o ator brasileiro Hélio Souto. Hoje é comemorado o Dia de São Sebastião.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 05 de outubro de 2013, sábado: “Preservação – Projeto institui o tombamento municipal”. A proposta do vereador Leo Prates visa criar uma legislação municipal de bens culturais da capital baiana. “Todo imóvel tombado não poderá sofrer intervenção sem autorização.

 

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 05 de outubro de 2013, sábado: “Insegurança – Residência em Stella Maris sofre roubo e pega fogo”. Quatro ladrões invadiram uma casa no Condomínio Petromar, em Stella Maris, roubaram joias e eletroeletrônicos. Em seguida, um dos quartos da residência foi destruído pelo fogo. Os proprietários tinham viajado.

 

Li no Jornal A Tarde, de 05 de outubro de 2013, sábado, que trouxe a seguinte manchete: “IPTU – Prefeitura faz caravana para recadastrar imóveis”. Boca do Rio, Itapuã, Cajazeiras e Paripe estão entre os bairros do roteiro dos postos itinerantes.

 

Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, sábado: “Mundo – Sobreviventes de naufrágio irão para Roma. Prefeito da cidade diz que será uma ‘honra’ acolher imigrantes; maioria deve pedir asilo e não retornará à África.

Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, sábado: “Poder – Delta é suspeita de repassar R$ 327 mi a firmas de fachada” . Investigação da Polícia Federal estima que a construtora tenha desviado R$ 320 mi de contratos com poder público.

 

Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, sábado, como principal manchete de capa: “Aliados divergem, e Marina adia decisão sobre candidatura”. Ex-senadora diz estar inclinada a ‘quebrar’ polarização política do país após fracasso da Rede e de ouvir críticas de apoiadores.

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

 

Li a Revista Super Interessante, de outubro de 2013, que trouxe como manchete de capa: “O poder dos tímidos”. Eles já foram malvistos, mas agora a ciência revea que são mais criativos, focados e bons líderes. Chegou a vez dos introvertidos darem lições aos extrovertidos.

 

Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário