segunda-feira, 21 de outubro de 2013

20 de outubro de 2013 (domingo)


             Passei o domingo enfurnada dentro de casa, mas adiantei bastante minhas pendências no computador, embora ele estivesse bastante lento. Não tive tempo de ler revista.

          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica Os Pêsames:


 


                                               OS PÊSAMES


 


23 ou 24 de agosto de 1981. Rio de Janeiro. Era o enterro de Glauber Rocha, pois ele havia falecido no dia 22. Não sei o que fui fazer no Cemitério São João Batista: se foi para assistir ao enterro (credo, que mau gosto!) de Glauber ou por qualquer outro motivo. Minha casa ficava relativamente próxima do cemitério. Eu morava em Copacabana à rua Ministro Alfredo Valadão esquina com Figueiredo de Magalhães. Era só atravessar o túnel.

 

Nunca vi tantas coroas de flores. Cada coroa mais linda que outra. O carro chegou atapetado de lindas coroas, que eles descarregavam ali mesmo, próximo da entrada principal, dentro do cemitério. Era lindo de ver, embora fosse símbolo da tristeza. Eram loas ao finado. Outras eram de agradecimento. Outras de sentimento, dor, tristeza.

 

Eu me encontrava ali, próxima ao portão de entrada. Só observando tudo. As pessoas apressadas que iam e vinham. Ou pessoas elegantérrimas. Ou estilo hippie. Ou sorridentes. Ou tristes. Ou chorando. Com olhos atentos vislumbrava o contraste dos elegantes com o dos descanados, chinelos de pneu, camisetas surradas, pintadas à mão, calças largas, muito largas, listradas, com cós de cordão amarrados à cintura...

 

Impassível, encontrava-me ali quando um rapaz muito bonito me deu ‘os pêsames’, antes que eu explicasse que não era da família, que era apenas uma fã etc, etc... Ele... escafedeu-se. Logo em seguida veio uma senhora elegante, de azul e me estendeu a mão. Eu também estendi. E ela me abraçou e começou a chorar. Dei uns tapinhas nas costas dela e ela se foi. Quando vi havia uma fila de gente para me dar ‘os pêsames’.

 

Eram senhores engalanados com ternos, homens de camiseta e calças jeans, eram senhoras de todos os estilos. Só não me lembro de crianças nem de moçoilas. Um cineasta no auge da fama, por volta dos 43 anos de idade por certo que tinha muitos admiradores, fãs e seguidores. Alguma pessoa daquele tempo deve ter se perguntado quem era aquela moça. Até vejo perguntarem, não era a fulana. Não a beltrana. Não, não era...

 

Naturalmente confundiram-me com algum familiar dele ou ex-mulher. Sei lá! No meio da multidão sai um repórter com um bloquinho na mão e um fotógrafo. Saio de mansinho, por entre a multidão, puxando João Gilberto pela mão e fujo daquele segundo de exposição – embora eu nada o fizesse para isso! Recebi as condolências e fui rezar em casa pela alma dele e pelo equívoco que, involuntariamente, causara.

 

            A frase do dia: “O que acontece muito é alguma fã vir com o papo de que queria perder a virgindade comigo” (ANDRADE, Rodrigo, ator, em entrevista ao Jornal O Dia).

 

20 de outubro de 1097, Primeira Cruzada: Cruzados chegam na cidade de Antióquia da Síria. Em 20 de outubro de 1974, a peça de teatro Calabar, de Chico Buarque de Holanda e Ruy Guerra, foi proibida pela Censura Federal. Em 20 de outubro 1854, nasceu o poeta francês Arthur Rimbaud. Em 20 de outubro de 1859, nasceu o filósofo americano John Dewey. Em 20 de outubro de 1570, morreu o primeiro historiador português, João de Barros, chamado o Tito Lívio português. Em 20 de outubro de 1994, morreu o ator americano Burt Lancaster. Hoje é comemorado o Dia do Arquivista, Dia do Maquinista Ferroviário, Dia Mundial da Estatística, Dia Mundial da Osteoporose, Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo.
 

             Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 20 de outubro de 2013, domingo: “Saudação – Itapuã é palco de homenagem ao poeta Vinícius de Moraes”. Centenas de pessoas se reuniram ontem para acompanhar o projeto “Itapuã – Centenário do Poeta”, para homenagear os cem anos de nascimento de Vinícius de Moraes (1913-1980). O encontro foi na praça que leva o nome do artista, onde, no fim da tarde, os cantores Sidney Magal, Alexandre Leão, Carla Visi, Firmino de Itapuã e Cláudia Cunha interpretaram composições do “poetinha”.

 

Uma notícia ruim que deu no jornal A Tarde, de 20 de outubro de 2013, domingo: “Qualidade do Ar – Brasil polui como país de primeiro mundo e frota automotiva é a principal vilã”. Desmatamento deixou de ser a principal causa da emissão de gases de efeito estufa.

 

Li no Jornal A Tarde, de 20 de outubro de 2013, domingo, que trouxe a seguinte manchete: “Urbanismo – Obras mudam a cara da orla para o verão”. População vive expectativa de como os trechos ficarão durante a alta temporada. Na Boca do Rio, resultado das intervenções foi aprovado por moradores.

 

Uma boa notícia que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 20 de outubro de 2013, domingo: “Mercado Aberto – Distribuidoras de Remédios empregam mais em 2013”. Em 2013, 54,6% dos associados devem contar com um quadro de empregados maior que o do ano passado, segundo levantamento da Abradilan. O crescimento do número de empregados se deve ao desempenho que o ramo farmacêutico tem apresentado.

 

Uma notícia ruim que deu no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, domingo: “Cotidiano – SUS paga 201 consultas no mesmo dia para paciente”. Em  um único dia, um paciente “conseguiu ser atendido” 201 vezes em uma clínica de Água Branca, no Piauí. A proeza não parou por – o valor das duas centenas de consultas foi cobrado dfo SUS. O mesmo local cobrou tratamentos em nome de mortos.

 

Li no Jornal Folha de S. Paulo, de 05 de outubro de 2013, sábado, como principal manchete de capa: “Folha Transparência – Em 5 anos, SUS sofre desvios de R$ 500 milhões”. Prefeituras, governos e órgãos públicos e particulares aplicaram irregularmente R$ 502 milhões de recursos do SUS em cinco anos. Checagens de 2008 a 2012 do governo indicaram os desvios, equivalentes a 227 novas UPAs (unidades de pronto atendimento).

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

 

            Até amanhã meus fiéis seguidores!

          

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário