quinta-feira, 24 de outubro de 2013

22 de outubro de 2013 (3a. feira)


          Fui ao Bradesco fazer uma transferência porque não pude fazer pela Internet porque a senha estava bloqueada. Fui ao Citibank fazer um depósito. Fui e voltei a pé. Fui à manicure também.

          Abaixo vou transcrever mais um capítulo do livro:A maior história de todos os tempos: a própria vida” . Leiam a crônica As Turmas:


AS TURMAS


Uma das coisas que mais gostei de trabalhar na Penitenciária foi que as turmas eram pequenas com 12 a 15 alunos. Para quem estava acostumada com turmas de sessenta e tantos alunos foi uma surpresa.  Primeiramente peguei uma turma com 20 alunos. Depois que fomos para os Módulos as turmas diminuíram de tamanho.

 

Módulos são os diferentes pavilhões. Existem 6 módulos na Penitenciária Lemos Brito (PLB). Já o Presídio Salvador não é subdividido por módulos. Existe o Pavilhão Central e o Anexo. Na Colônia Penal Lafayette Coutinho há duas alas, A e B. são duas salas de aula dentre uma ala e outra. Na Penitenciária Feminina há duas salas de aula. Trabalhei nestas quatro penitenciárias. Nunca trabalhei na Cadeia Pública e nem no Semiaberto. A PLB com capacidade para três mil presidiários é a maior de todas.

 

O Presídio Salvador é a entidade que recebe os presos ainda não sentenciados, são os que têm até quatro anos de internados. A PLB tem os presos geralmente condenados a muitos anos de prisão. Os da Lafaiete Coutinho são os que podem sair para trabalhar ou que estão prestes a sair. Este ‘prestes’ pode levar anos.

  

Quando fui dar aula para o Ensino Médio peguei salas com 6 alunos no máximo. Havia salas com 1 ou 2 alunos e dávamos aulas como se a sala tivesse cheia de alunos. Havia professores de Física, Química, Matemática, Português, História, Geografia, Inglês...

 

As nossas turmas resumiam-se a esses poucos, pouquíssimos alunos. Como não gostar de dar aula assim? De mais a mais o ano letivo era quebrado por diversos fatores: não havia aula. Não havia aula quando eles estavam no castigo ou quando ficavam doentes ou quando estavam indispostos ou quando os alunos faziam greve ou quando os professores faziam paralisação Tem mais: dia de baculejo não havia aula.

 

P.S. O que é baculejo? É a revista feita por policiais para buscar drogas e armas, com detectores de metais e cães farejadores. Os policiais desarrumam ou destroem as celas dos presos e são bastante agressivos.

 

            A frase do dia: “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” (DARWIN, Charles, cientista inglês apud Jornal A Tarde, de 21 de outubro, 2ª. feira. Caderno 2. Pág. 2).

 

   22 de outubro de 1938, a primeira cópia xerográfica foi feita nos Estados Unidos. Em 22 de outubro de 2006, ao fim de 13 anos, Felipe Massa voltou a dar a vitória em um Grande Prêmio do Brasil na Fórmula 1 a um piloto brasileiro. Em 22 de  outubro 1938, nasceu o humorista, compositor, escritor e cantor brasileiro Juca Chaves. Em 22 de  outubro de 1943, nasceu a atriz francesa Catherine Deneuve. Em 22 de  outubro de 1908, morreu o humorista, jornalista e poeta brasileiro Arthur Azevedo. Em 22 de  outubro de 1954, morreu o escritor modernista brasileira Oswald de Andrade. Hoje é comemorado o Dia da Iluminação, Dia da Praça, Dia do Enólogo, Dia do Paraquedista, Dia do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque, Dia Internacional de Atenção à Gagueira e Dia Nacional da Cidade-Estado do Vaticano.

 

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 22 de outubro de 2013, 2a. feira: “Pré-Sal – Petrobras lidera consórcio que explorará Libra”. São violentos protestos, o governo federal realizou o leilão do campo de Libra, maior área de petróleo do país. O consórcio formado pela Petrobras, Shell (anglo-holandesa), Total (francesa), CNOOC e CNPC (estatais chinesas) foi o vencedor. A ANP estima que Libra vai gerar cerca de R$ 300 bilhões em royalties ao longo de 30 anos de produção.

 

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 22 de outubro de 2013, 2a. feira: “Ribeira do Pombal – Ladrões roubam fazenda e levam prefeito como refém”. O prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, e sua madrasta, Carla Sibele, foram mantidos como reféns por cinco horas. Ladrões roubaram dinheiro e joias da fazenda do pai de Maia.

Li no Jornal A Tarde, de 22 de outubro de 2013, 2a. feira, que trouxe a seguinte manchete: “Operadoras – Planos de saúde oferecerão 37 remédios contra câncer. Agência Nacional de Saúde Suplementar determina novos procedimentos obrigatórios e anunciou a inclusão de 87 procedimentos.

 

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

 

            Até amanhã meus fiéis seguidores!

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário