quinta-feira, 5 de junho de 2014

05 de junho de 2014 (5ª. feira)

           Fui ao Correio, ao Shopping Sumaré comprar envelopes e à Lotérica. Abaixo, mais algumas fotos da noite de lançamento do livro ontem:
 
 (eu e Álvaro, o fisioterapeuta do Pilates)

(A hora do brinde)

Abaixo, o quarto capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio e o quarto, hoje. O quinto capítulo do romance será publicado no dia 12 de junho.


DENISE
IV

Um momento de ternura. Denise aos três anos era uma gracinha. Já não fazia xixi à noite. Aliás, ela deixou as fraldas aos 6 meses! No entanto, às vezes – mesmo aos três anos – acontecia um “acidente”. Sua mãe passou a não dar bebidas depois do jantar. Só a mamadeira. Antes de dormir, sua mãe fazia uma última visita ao sanitário para ela urinar, ainda que ela não tivesse vontade.

Aos três anos ela começou a ter amigos imaginários. Quando ela pediu para colocar mais um lugar à mesa para um cachorrinho amigo, sua mãe se preocupou. Foi a uma psicóloga e esta explicou-lhe que por volta dos três anos e meio as crianças vivem num mundo da fantasia e que de forma nenhuma Denise teria algum problema. Isso é natural numa criança na idade dela.

A psicóloga explicou que as crianças que cultivam amigos imaginários, sejam eles pessoas ou animais, tendem a se tornar adultos criativos, felizes, sociáveis e independentes. Sua mãe saiu da consulta mais leve e, claro, concordou com a psicóloga. Se era coisa boa, por que não concordar, por que se preocupar? Esse amigo pode representar um problema, mas nem sempre. Ela foi aconselhada a não se envolver com esse “amigo”.

            Ela não gostava muito de emprestar seus brinquedos, o que é comum com crianças dessa idade. Corria para sua mãe ou seu pai de braços abertos choramingando. Sua mãe ensinava a ela uma negociação. Cada vez um brincava com aquele brinquedo. Com o tempo ela foi aprendendo a administrar os seus desejos. Já não batia o pé exigindo que o brinquedo fosse seu. Com a aprendizagem da negociação ela foi se tornando u’a menina doce e terna.

         Com o tempo sua mãe não precisava mais se exercitar para “entender” o que Denise falava. Suas frases eram maiores (quatro palavras ou...) o que fazia com que ela falasse coordenadamente cada frase. Quase sempre conjugava os verbos direitinho. Era tão bonitinho quando concordava  o sujeito com o predicado e o plural das palavras. Isto enchia sua mãe de orgulho e encantamento.

         Ela gostava de boneca e bola. Embora segurasse às vezes a boneca de cabeça para baixo e carregasse torta. Não importava, mas a boneca que ela mais gostava era uma bruxinha de pano. E a bola? Ela corria meio tropegamente, trocando as perninhas e quando a jogava para cima, ela ia para trás ou caía em cima dela mesma. Chutava-a não como um menino, mas com a delicadeza de uma menininha graciosa!

         Como a brincadeira para uma criança de três anos está imbrincada com a realidade, e a brincadeira se encaminhava até à exaustão, até ela tombar de tanto sono e cansaço.  “O sentido mais profundo dos jogos infantis é o empenhamento sério das crianças na sua concretização”. Por isso a psicóloga a aconselhou para que deixasse Denise brincar bastante e que seus pais brincassem muito com ela.

         Tanto sua mãe como seu pai procuravam criar um ambiente adequado ao afeto. Um bom ambiente emocional entre a família, o lar, é muito importante para o desenvolvimento da criança. Ela se mostrava independente, queria fazer tudo sozinha e quando não conseguia chegava a chorar ou, com um olhar pidão, ela pedia ajuda. Uma vez conseguido o que queria, dispensava a ajuda do adulto.

         Foi muito bom que, aos três anos e poucos meses, os momentos de birra foram aos poucos acabando. Também sua mãe nunca valorizou os momentos de birra.  Quando ela queria ser o centro de todas as atenções, sua mãe fazia-se indiferente. Jamais cedia às suas birras (embora quase fraquejasse). Que bom que sua mãe jamais perdeu a calma. Às vezes, por um triz. Ao ver sua filha gritando e esperneando, ela não cedia.

         Isso tudo foi muito bom para a educação e o desenvolvimento afetivo e cognitivo da Denise. O adulto não deve dizer “sim” sempre para a criança. Um “não” bem aplicado é a melhor coisa para a educação da criança, Um “não” dito na hora certa é um exemplo positivo. Faz um bem enorme ao ego, ao desenvolvimento infantil e ao seu crescimento físico e mental, à sua percepção de vida...

         Por que esses pensamentos veem sempre à tona? É recorrente. Tanto a sua infância como a sua morte não saem da cabeça de sua mãe. Também Denise era tão jovem, tão criança... Lembrar de sua infância é lembrar que ela não errou na criação de sua filha. E vem um infeliz, monstro que faz mal a ela. E faz o pior: mata-a, ainda por cima quando ela estava sem condições para andar, para se defender. Ninguém imagina quão grande é a minha dor.
***

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

A frase do dia: “Há homens que são de todos os partidos, contanto que lucrem alguma coisa em cada um deles” (FONSECA, Mariano da, político brasileiro, Jornal A Tarde, Caderno 2, de 05-06-14. Pág. 2).

Em 05 de junho de 1989, um jovem desarmado desafiou o poderio chinês barrando a passagem de vários tanques de guerra durante o Protesto na Praça da Paz Celestial (Tiananmen). 

Em 05 de junho de 2011, realizam-se eleições legislativas em Portugal, sendo o PSD o partido com maior número de deputados eleitos para a Assembleia da República. Em 05 de junho de 1921, nasceu a estilista brasileira Zuzu Angel. 

 Em 05 de junho de 1968, nasceu a jornalista brasileira Sandra Annenberg. 

Em 05 de junho de 1990, morreu o 36º. governador da Bahia Luís Viana Filho

Em 05 de junho de 2004, morreu o ator e 40º. presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.

Hoje é comemorado o Dia da Cerveja Brasileira, Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente.

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 05 de junho de 2014, 5ª. feira: “Festa – Concurso de quadrilhas juninas anima o Arraiá Salvador”. Evento inclui muitos shows de amanhã até domingo no Wet’n Wild.

Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 05 de junho de 2014, 5ª. feira: “Setor automotivo – Crise vai além do aumento escalonado de IPI”. Concessionárias de Salvador estão enfrentando crise devido ao aumento de juros e à conjuntura macroeconômica. Os pátios agora acumulam veículos para 40 dias.


Li no Jornal A Tarde, de 05 de junho de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Eleições – Políticos “fichas-sujas” têm 233 mil processos no país”. Procuradoria Eleitoral do MPF recebeu até agora informações e 1718 órgãos públicos.
 

         Li no site do SRZD, de 05 de junho de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: “SP: metroviários não aceitam proposta e continuam em greve. A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) não alterou a proposta de reajuste salarial feita aos metroviários, que vão manter a greve iniciada na manhã desta quinta-feira (5). Em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a empresa manteve a oferta feita na quarta (4), de 8,7% de aumento” (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/230448+sp+metroviarios+nao+aceitam+proposta+e+continuam+em+greve


 Metrôs ficaram fechados. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

 

Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário