sexta-feira, 27 de junho de 2014

26 de junho de 2014 (5ª. feira)

          Fui à Academia, à Farmácia e ao Restaurante Coco Bahia que fica perto daqui de casa. Hoje choveu o dia inteirinho. E fez frio durante o dia: de 24օ. Para Salvador é frio.

Às 13 horas aconteceram dois jogos da Copa do Mundo: um foi em Recife, Arena Pernambuco, Estados Unidos x Alemanha, com vitória da Alemanha de 1 a 0 sobre os Estados Unidos; o outro foi em Brasília, na Arena Zé Garrincha, Portugal x Gana, com vitória de Portugal sobre Gana de 2 a 1. Às 17 horas aconteceram mais dois jogos: um em São Paulo, no Itaquerão, Coreia do Sul x Bélgica, empate de 0 a 0; o outro foi em Curitiba, Arena das Dunas, Argélia x Rússia, empate, 1 a 1. Alemanha, Estados Unidos, Bélgica e Argélia passaram para as oitavas de final.

Abaixo, o sétimo capítulo do romance Denise. O primeiro capítulo foi publicado no dia 15 de maio, o segundo em 22 de maio, o terceiro capítulo em 29 de maio, o quarto, no dia 05 de junho. O quinto, em 12 de junho, o sexto, em 19 de junho, o sétimo, hoje e o oitavo capítulo do romance será publicado no dia 6 de julho:


DENISE (continuação)

VII

Denise sempre tinha imaginação viva aos quatro anos. Era muito esperta, loquaz, queria saber de todas as coisas e sempre perguntava “Por que? ”, “Como? ”, “Pra que? “ Parecia interessar-se por tudo e logo depois se esquecia do que perguntara. Captava as coisas no ar. Era um pouco egocêntrica. Vivia chamando a atenção dos pais. A mãe achava porque ela era filha única. Até pensou em parir novamente. “Não, não, engravidar de novo, jamais. 
        
Ao aprender a ler, por exemplo, as vogais, tinha a maior preguiça. Era lenta e dispersiva. Mas já escrevia seu nome com letra de forma, é verdade. Uma tia dela dizia assim: “Que bobagem ensinar a ler nesta idade. Ela já não escreve o nome? Está bom demais! ” Denise falava muito. Era uma metralhadora. Perguntava muito, muito. Às vezes cansava e dormia. E a mãe dava graças a Deus. Nunca foi uma criança pedante como sói acontecer com muitas outras que têm quatro anos.    

Tinha medo de trovão, pancada nas portas, do barulho quando caía uma panela. Ah, passou a ter medo do escuro, coisa que ela não tinha. A mãe até chegou a pensar que fosse “frescura” dela. Conversando, certa vez, com a psicóloga ela ficou sabendo que isso era frequente entre as crianças de 4 anos. Sua mãe ia muito à psicóloga, pois era marinheira de primeira viagem e precisava de orientação. A mãe de Denise não ajudara a criar os sobrinhos nem afilhados. Não entendia das reações das crianças.

         Denise não tinha concentração para terminar seus trabalhos escolares. Começava muito bem, mas não os concluía. Também era capaz de destruir alguma produção, algum trabalhinho da escola e tinha encantamento por outros. Destruir não é o termo. Ela apenas queria saber como funcionavam as coisas. Desmontava no intuito de montar o brinquedo de novo. A mãe acreditava que aquilo era sinônimo de perspicácia e inteligência.

         Sua mãe estava muito vaidosa com o seu desenvolvimento porque ela se expressava muito bem, fazia frases completas para explanar suas ideias, seus sentimentos, dar suas opiniões e escolher o que queria. Ela era muito criativa, conversava com suas bonecas, eram muitas histórias, faz-de-conta. Não eram mentiras. Essas fantasias eram necessárias para formar seu pensamento. Dentro de alguns anos ela já não conversará sozinha. Esse mundo de faz-de-conta terá mudado.

         Às vezes ela ficava sozinha, à mesa, desenhando sol, montanha nuvem, barco, bonecos, caretas e criava histórias por trás disso. Outras vezes ficava brincando com encaixe de brinquedos de madeira, ou joguinhos de quebra-cabeça, recortes ou colagens. Fazia uma certa bagunça, mas nada tão grande que não se pudesse dar uma ajeitada. Sabia segurar o lápis corretamente e já escrevia casa, ovo, sol e o seu próprio nome. Assim ela expressava o que via e sentia.

         Suas opiniões eram respeitadas e, se fosse uma opinião diferente daquela de seus pais era explicado para ela para agir de uma forma correta. Suas opiniões eram quase sempre levadas em consideração. Já aos quatro anos sua mãe ensinou a ela dizer o seu nome completo, o da mãe e do pai e o seu telefone. No caso de uma emergência ela teria as informações básicas mais importantes. Não lhe ensinou o nome da rua e o número da casa, por motivo de segurança. Mas lhe ensinou o nome do bairro.

         Ela sabia muito bem que meninos são diferentes de meninas. Começou, segundo a psicóloga, tardiamente a conhecer o seu próprio corpo, inclusive a genitália. Começaram as perguntas perturbadoras: “por que ela não tinha seios como a mãe? O que é isso (mostrando para o clitóris)? Por que não tinha pelos como a sua mãe? Para que serviam os cotovelos e os joelhos? Como o nenê entrava na barriga da mamãe e por onde saía? Como a gente morre ou o que é a morte? ”

         Perguntas embaraçosas, mas que a mãe tinha que responder calmamente e sem mentir. Porque ela era uma criança pura e inocente, pois quando tocava suas partes íntimas não tinha a menor ideia de libido e sexo como os adultos têm. Apenas estava se descobrindo e sentindo prazer no que fazia. Se às vezes ela se masturbava não era preocupante. Aprendeu que não podia fazer isso na frente das pessoas. Sua mãe ouviu dizer que tinham mães que surravam seus filhos pequenos por causa dessa prática ou que amarravam suas mãos...

         Por que ela estava se lembrando dessas coisas todas? Será porque foi um crime de conotação sexual?

***

Fiz palavras cruzadas e sudoku.

A frase do dia: “O que convence é o caráter daquele que fala, não a sua linguagem” (MENANDRO, poeta grego, apud Jornal A Tarde, de 26-06-14. Caderno 2. Pág. 2).

Em 26 de junho de 1974, um código de barras na simbologia Universal Product Code foi escaneado pela primeira vez para vender um pacote de Wrigley's goma de mascar no Marsh Supermarket em Troy, Ohio, Estados Unido. Em 26 de junho de 1975, 

Indira Ghandi estabeleceu uma rera autoritária na Índia. 

Em 26 de junho de 1942, nasceu o cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil.  

Em 26 de junho de 2005, nasceu a princesa Alexia dos Países Baixos. 

Em 26 de junho de 1984, morreu o filósofo francês Michel Foucault

Em 26 de junho de 1987, morreu a radialista, apresentadora de televisão e atriz brasileira Sonia Ribeiro. 

Hoje é comemorado o Dia das Nações Unidas do Apoio às Vítimas de Tortura, Dia do Professor de Geografia no Brasil, Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, Dia Internacional da Multimédia e Dia Mundial da Carta das Nações Unidas. 

Uma boa notícia que deu no Jornal A Tarde, de 26 de junho de 2014, 5ª. feira: “Vendas – São João dá lucro para os comerciantes do Pelourinho”. A Associação dos Comerciantes do Pelourinho anunciou que o São João de 2014 foi o melhor dos últimos quatro anos. As vendas aumentaram 37% entre os dias 18 e 24 de junho.


Uma notícia ruim que deu no Jornal A Tarde, de 26 de junho de 2014, 5ª. feira: “Violência – Tiroteio entre traficantes mata mulher e fere 10 em bloco junino”. Tiroteio entre facções de traficantes matou Joelma de Brito, 32 anos, e feriu 10 pessoas. A troca de tiros ocorreu durante desfile do bloco de Igor Kanário em São Francisco do Conde.


Li no Jornal A Tarde, de 26 de junho de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Governo – Dilma cede à pressão e remaneja ministro”. A presidente Dilma Roussef cedeu à pressão do TR e exonerou o baiano César Borges do comando do Ministério dos Transportes. O partido que ainda não se decidiu se apoia a reeleição da presidente, forçou a destituição do ministro que foi remanejado para a Secretaria de Portos. O PR também não definiu se apoia o PT na Bahia, o segundo o deputado João Bacelar.


         Li no site do SRZD, de 26 de junho de 2014, 5ª. feira, que trouxe a seguinte manchete: Vídeo: príncipe Harry agradece carinho de brasileiros. O príncipe Harry veio ao Brasil acompanhar a Copa do Mundo e aproveitou para visitar algumas instituições e regiões do país. Feliz com a viagem, o jovem gravou um vídeo para agradecer o carinho dos brasileiros com ele” (Redação SRZD). Leiam esta reportagem, acessando o link:

    http://www.sidneyrezende.com/noticia/231825+video+principe+harry+agradece+carinho+de+brasileiros

 


Até amanhã meus fiéis seguidores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário